Para rememorar os principais momentos da rica história da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), fundada em setembro 1983, o Afeal News montou um cronograma de publicações especiais.
A ideia é trazer para os leitores os contornos que fizeram da associação a principal representante de um dos setores da construção civil mais avançados, em tecnologia, qualidade e processos produtivos industrializados.
A primeira edição, como não poderia ser diferente, contará sobre o início, a primeira reunião, os fundadores e a primeira sede. Venha conosco compartilhar de momentos especiais!
O início
A Afeal foi fundada no dia 23 de setembro de 1983, em reunião realizada por oito grandes empresas fabricantes de esquadrias no Hotel Bourbon, no centro de São Paulo. O Brasil estava há 19 anos sob ditadura militar e não ia às urnas para escolher um presidente desde 1960, quando elegeu Jânio Quadro
A formalização da Afeal como entidade se deu com apoio fundamental do Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo), que cedeu uma sala em suas instalações para a realização das primeiras reuniões da entidade, até a instalação da primeira sede no Largo do Arouche. Logo após a fundação, a associação teve a inclusão de mais uma empresa, passando para nove em número de fundadoras.
Marcílio Hamam foi o primeiro presidente executivo eleito pelo Conselho Deliberativo. Afirmava que, “no início, a Afeal atuou para alavancar a atividade das indústrias”. A filiação para empresas fabricantes de componentes foi aberta no ano seguinte.
Na época, a inflação chegava a 200% ao mês. O cruzeiro, no governo do ministro Delfim Neto, foi maxidesvalorizado para tentar conter o caos no mercado. Segundo Lucínio Abrantes dos Santos, atual vice-presidente de atividades institucionais e um dos fundadores da entidade, “naquele momento, a criação da Afeal foi importante para regulamentar o mercado nas áreas de produção e comercial”.
Fonte: Afeal