A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), que reúne empresas fabricantes de produtos como compensado, madeira serrada, molduras, portas, entre outros, assinou um Termo de Cooperação Mútua no dia 27 de Abril com a China Timber and Wood Products Association (CTWPDA) – Associação de Distribuição de Produtos de Madeira, em tradução livre.
O objetivo é fomentar negócios entre os dois países, facilitar o acesso a informações entre as duas entidades e detectar oportunidades comerciais dentro do segmento industrial madeireiro entre China e Brasil. A CTWPDA reúne mais de três mil empresas associadas que atuam na produção e distribuição de madeira naquele país. A China é considerada atualmente o maior consumidor de produtos de madeira do mundo.
Na avaliação da Abimci, trata-se de um importante avanço institucional para a associação e o setor industrial madeireiro, ampliando a rede de contatos e parceiros internacionais para o aumento e fomento das exportações de produtos brasileiros de madeira. De acordo com o superintendente da Associação, Paulo Pupo, “o Brasil apresenta um potencial real de crescimento dos volumes de exportações e está assegurado em relação às questões de origem legal e de certificações florestal e técnicas. Atualmente, 69% das florestas são certificadas no Brasil. Em 2017, o Brasil exportou de mais de 63 mil m³ madeira serrada de madeira tropical e 327.582 m³ de madeira serrada de pinus para a China”.
O secretário geral e vice-presidente da CTWPDA, Li Jiafeng, destacou a qualidade dos produtos de madeira brasileiros e salientou que a aproximação com o Brasil é importante para atender a demanda interna chinesa. Em 2017, a China consumiu 600 milhões de m³ de produtos de madeira.
O encontro contou com a presença de representantes de 12 importadores de madeira e de diversas empresas associadas à Abimci, bem como de fabricantes de madeira serrada.
Fonte: Revista Contramarco