Ao reformar uma casa, nos deparamos com muitos desafios e decisões a tomar. Além disso, existem inúmeros termos e conceitos que podem ser especialmente confusos se você não estiver familiarizado com arquitetura e design de interiores. Uma das questões que mais dúvidas levanta hoje é a diferença entre reforma e restauração.
Se você achar difícil distinguir entre os dois termos, não se preocupe, no artigo de hoje expliquemos cuidadosamente o que cada um deles realmente significa.
Qual a diferença entre reforma e restauração?
Se cogita restaurar ou renovar a sua casa, mas tem dúvidas sobre o tipo de projeto que deve realizar, após ler este artigo saberá perfeitamente qual é a diferença entre renovação e restauração.
Do que se trata a restauração?
Costuma-se falar em restauro quando o edifício se encontra em mau estado e geralmente é preferível ou obrigatório reparar, ou substituir elementos ou instalações danificadas. É um processo que não está sujeito a questões estéticas, mas a razão especificamente funcionais e estruturais.
Assim, qualquer melhoria no isolamento ou nas instalações gerais do edifício são ações que se enquadram no conceito de restauração. Este termo também afeta elementos que estão fora da própria casa, como a fachada do edifício, telhados, áreas comuns e escadas.
Regra geral, os edifícios que se encontram em restauro são aqueles em que são realizadas obras de remodelação a nível estrutural. Por isso, às vezes, em vez de falar de restauração, falamos de reestruturação. Neste tipo de projeto, a modificação dos elementos estruturais deve acarretar alterações em pelo menos 50% da superfície construída.
A diferença entre reabilitação e reforma tem que ver com motivos estéticos e estruturais.
Quando falamos de reforma?
A reforma pode ser definida como a modificação ou substituição de acabamentos, materiais, partes ou instalações que estejam em boas condições ou possam ser utilizadas sem qualquer perigo. É uma obra que tem a ver com critérios puramente estéticos, portanto, não está ligada a questões estruturais.
Os processos de reforma são realizados quando os proprietários de uma casa em boas condições pretendem renová-la com base nos seus gostos e necessidades pessoais. Por este motivo, estes tipos de projetos procuram sempre adequar os espaços do imóvel aos desejos e exigências dos seus proprietários.
Em suma, podemos dizer que a principal diferença entre renovação e restauração é que a renovação se baseia em modificações estéticas, enquanto a restauração consiste em reparos estruturais de elementos que estão em mau estado.
Há poucos empreendimentos tão assustadores quanto fazer grandes mudanças em sua casa! É uma tarefa complexa de resolver, principalmente quando se trata de uma casa antiga. Pode ter valor sentimental ou charme retrô.
Ficamos bastante apegados aos lugares em que vivemos, sendo fácil ser exigente quando você está criando a estrutura que chama de lar. As casas vêm com histórias e futuros, cabe a você decidir o que você busca ao fazer alterações em sua casa.
As pessoas usam palavras diferentes quase de forma intercambiável quando falam sobre o trabalho que está sendo feito em casas. Remodelação, restauração, renovação, o nome dele. Ao abordar grandes projetos como esse, é necessário saber quais palavras você está usando ao conversar com amigos, familiares e contratados.
Restauração de casa: Prós
Restaurar uma casa ao seu esplendor anterior é exatamente isso – restaurar! Você se concentra no que tornou a casa única, trazendo de volta as características que lhe deram personalidade no passado. Muitas casas permanecem de pé por décadas, sendo comum as pessoas morarem em uma casa que passou por muitas mudanças, propositais ou não.
Revivendo a história de uma casa é uma grande sensação, e é uma visão incrível sentir uma explosão do passado quando você dá os toques finais em seu prédio restaurado. Isso pode ter muito valor sentimental para famílias que transmitiram uma casa por gerações. Proprietários apaixonados pelo significado histórico obtêm muita satisfação ao concluir um projeto tão valioso.
Restauração de casa: Contras
Não é um processo sonhador o tempo todo, no entanto. Embora seja certamente uma ideia atraente restaurar uma casa à sua antiga glória, o processo pode não parecer tão bom. Este é um projeto demorado que pode sair mais caro do que apenas reformar a casa inteira.
Lidar com plantas originais e fotografias antigas da casa para finalizar seus planos é difícil e demorado. As plantas nem sempre estão disponíveis e as fotos antigas são geralmente perdidas ou descartadas pelos proprietários originais.
Além disso, se você é um verdadeiro purista quando se trata de restaurar uma casa, prepare-se para perder alguma liberdade em design e ergonomia. Muitas vezes, as casas mais antigas não foram construídas com tanta praticidade em mente, então você pode seguir alguns passos com os quais não concorda completamente.
Muitos restauradores de casas ainda buscam os materiais originais usados para criar a casa, como pisos de madeira, revestimentos, portas e muito mais. Felizmente, agora é sua casa e seu projeto, então se você sentir a necessidade de se afastar um pouco da autenticidade, ninguém vai impedi-lo!
Restauração: Desastre
Às vezes, uma restauração é necessária, mas não planejada. Quando desastres naturais ou outras calamidades atingem nossas comunidades e bairros, temos que iniciar o processo de reconstrução e restauração constante de nossas propriedades.
A restauração assume muitas formas. Pode estar se recuperando de danos causados por fumaça e queimaduras de um incêndio.
Muitas pessoas não sabem o que fazer após um desastre como uma inundação. Suas casas estão encharcadas e mesmo depois que a água é retirada, o mofo toma conta. Conseguimos restaurar casas após danos causados pela água e fornecer serviços de correção de mofo.
Quando os desastres afetam nossas vidas, reconstruir sua casa pode ser um fardo. Contratar uma equipe de restauração de desastres tira o peso das suas costas. As restaurações Completas são confiadas pelas famílias para proteger e proteger casas, fornecer estimativas detalhadas de reparos, contratar empreiteiros gerais e utilizar equipamentos especializados para resgatar os pertences de sua vida.
Renovação de casa: Prós
Se restaurar uma casa parece um pouco demais para você, ou se você apenas tem uma nova visão em sua cabeça que está morrendo de vontade de dar vida, essa pode ser exatamente a abordagem que você está procurando.
Renovar uma casa significa fazer alterações substanciais nos cômodos e na estrutura de uma casa, renovando e revigorando novos recursos em um edifício. Isso lhe dá mais liberdade e uma variedade de novas opções! Isso é mais uma reforma do que um retorno à forma.
Adotar sua própria abordagem ao processo o acelera significativamente. Você não está perseguindo plantas antigas ou vasculhando mercados em busca de materiais antigos. Isso torna toda a experiência mais rápida e barata.
Renovações permitem que você pense fora da caixa, literal e figurativamente! Você não está restrito à estrutura que sempre existiu. Você pode até construir adições laterais e adicionar pisos às casas. Essa flexibilidade é uma das maiores vantagens da reforma de casas.
Renovação de casa: Contras
A renovação de uma casa geralmente inclui uma abordagem mais envolvente para projetar e fazer mudanças significativas no layout da casa. Isso geralmente chega a exigir mudanças nos sistemas hidráulicos, HVAC e elétricos. Se for esse o caso, pode ser mais econômico e vale a pena contratar mãos mais experientes para ajudar.
Renovações de casas maiores incluem uma variedade de empreiteiros com os quais você pode lidar. Quando você restaura uma casa, você conserta o estado atual da casa à sua qualidade original. As renovações domésticas são mais extensas e provavelmente incluem remoções de seções de salas e instalações como armários.
Este é um processo árduo também, mas o espaço para exceções (sem trocadilhos) é muito maior quando sua casa é sua tela. Essa abertura pode ser paralisante, dada a quantidade de decisões que se tem que realizar durante as reformas, mas no final vale a oportunidade.
Escolhas
No final, a escolha é o que for melhor para você. Você está procurando reviver a história e a experiência de uma antiga casa ou cria uma história? Sua casa está danificada pelo desastre e arrisca perder memórias preciosas? A situação é diferente para todos, e não há uma resposta certa.
Apesar de seus sentimentos, vale a pena examinar suas opções para o que você pode dispor de tempo e dinheiro para concluir. Colocar trabalho em sua casa pode ser um dos projetos mais gratificantes que você realiza em sua vida! Os objetivos são pessoais e significativos, portanto reserve um tempo para garantir que a renovação ou a restauração da casa seja adequada para você.
Se sua casa foi afetada por desastres como inundações e incêndios, entre em contato conosco hoje mesmo.