Infiltração na fachada do prédio: o que fazer?

A gestão de edifícios e gestão de instalações envolve muitos aspectos e serviços importantes. Um dos mais críticos deles é a manutenção da fachada do edifício. Como a primeira linha de defesa contra a infiltração de água e danos relacionados, a impermeabilização da fachada deve permanecer no topo da lista de prioridades para os proprietários e gerentes de edifícios monitorarem com frequência.

 

Identificar e monitorar áreas problemáticas comuns pode ajudar os proprietários e gerentes de edifícios a se manterem atualizados sobre os danos causados ​​pela água. No entanto, nem sempre é tão fácil quanto parece. A infiltração de água é o maior culpado nas falhas da fachada, mas suas causas variam muito. 

 

Frequentemente, o resultado de vários fatores convergindo ao longo do tempo, os vazamentos, podem levar anos para aparecer e se você puder ver água no interior, é provável que haja danos significativos à sua fachada.

Custos diretos

Referem-se às despesas envolvidas na correção direta do problema e no tratamento dos danos causados ​​pela água. Exemplos: reparos de paredes, substituição de telhas do teto, substituição de isolamento e limpeza de mofo do carpete e das paredes.

Custos indiretos

Referem-se às despesas que parecem um tanto secundárias, mas igualmente devastadoras. Exemplos: contas médicas devido à doença ou lesão, horas de trabalho perdidas devido a fechamentos e clientes perdidos devido à aparência ruim das instalações.

Evitar custos diretos e indiretos está no centro dos esforços de impermeabilização. 

 

Por esta razão, a restauração da envolvente do edifício e a proteção contra a infiltração de água e danos continuam como algumas das principais maneiras pelas quais os gerentes de instalações podem proteger suas propriedades. Os sinais de aviso que não devem ser ignorados incluem o seguinte:

 

Movimentação de Painéis de Teto, Janelas ou Outros Materiais de Construção

 

Sempre que os suportes ou outros materiais no edifício se deslocam, incham, empenam ou mudam de outra forma, isso geralmente indica um problema sério com o envelope do edifício. 

Danos a materiais de construção onde a água escoa

Mesmo quando o sistema de drenagem parece estar funcionando normalmente, vazamentos e infiltrações podem ocorrer nas áreas onde a água entra em contato com os materiais de construção.

 

Umidade presa dentro das vidraças

Muitas janelas comerciais têm duas ou mais vidraças juntas, de modo que a umidade nas paredes pode formar condensação no vidro. Isso sinaliza níveis mais altos de umidade.

Sinais de crescimento de mofo e bolor, incluindo odores

Qualquer descoloração de materiais, mofo e bolor perceptíveis na superfície ou odores que indiquem materiais mofados ou podres devem merecer atenção imediata.

Danos na pintura e no revestimento

Um sinal comum, mas menos conhecido, de intrusão de água e danos causados ​​pela água é rachar e descascar a pintura e alterar os revestimentos internos e externos.

Manchas de água e descoloração

Os indicadores mais comuns de danos causados ​​pela água em um prédio comercial são manchas de água e marcas em tetos, paredes, pisos e qualquer outra superfície visível.

Componentes de guarnição e telhado apodrecidos

A intrusão de água em níveis mais altos, como o sistema de coberturas, pode mostrar sinais de alerta de guarnição podre, fachadas e desgaste incomum nos sistemas.

Eflorescência de pedra

Resíduos brancos em alvenaria podem indicar a absorção de umidade nos materiais por longos períodos devido à quebra do envelope do edifício.

Conheça os sinais de infiltração de água na fachada e tenha o parceiro certo para abordá-los.

Todos os edifícios comerciais precisam de proteção contra a intrusão de água. Esse tipo de dilema de vazamento de água comercial se torna cada vez mais comum. Parte disso vem da pressão financeira para economizar dinheiro e atrasar manutenções e reparos específicos. Também se deve em parte à idade, ao nível de negligência e à deterioração de muitos edifícios mais antigos. Manter-se atualizado sobre a manutenção da envolvente do edifício ajudará a reduzir os danos causados ​​pela infiltração de água.

 

A entrada de água nas propriedades, ou  infiltração, é um dos  problemas mais importantes que desenvolvedores, construtores e proprietários  podem enfrentar. Rachaduras e pingos de água, paredes descamadas, umidade e salitre ou manchas de mofo são algumas das consequências nocivas de não ter uma fachada estanque.   

Como as fachadas ventiladas podem prevenir a infiltração?

Sempre recomendamos  impermeabilizar tanto a parede de substrato da fachada quanto as aberturas antes de instalar a fachada ventilada. Isto é feito colocando uma  camada  de argamassa impermeável entre o isolamento térmico e a câmara de ar. 

 

A fachada ventilada será a primeira tela  que a água encontra em seu caminho para dentro do edifício. Esta barreira,  combinada com as juntas extremamente estreitas de 3,5 mm  do nosso sistema de fachada ventilada, garante  uma infiltração mínima na câmara ventilada,  uma vez que a água da chuva é descarregada através desta câmara antes de atingir a camada impermeável respirável, o isolamento e, claro, a parede do substrato. Quaisquer elementos molhados também secam por convecção natural do ar, graças à ventilação na câmara.

 

Para garantir os melhores resultados, todos os trabalhos de instalação e preparação necessários para instalar a fachada devem ser realizados por  profissionais oficialmente aprovados e especializados em fachadas ventiladas. 

 

Em resumo, existem  duas chaves para otimizar  e maximizar o desempenho das fachadas ventiladas: o trabalho deve ser sempre realizado por  profissionais experientes, e  a impermeabilização  antes da instalação da fachada é altamente recomendada.  

Consequências da infiltração para o prédio

O aparecimento de infiltrações  pode ter consequências econômicas muito graves para o  responsável pelo edifício, sobretudo a curto prazo, bem como prejudicar a sua reputação e imagem corporativa. 

 

Remediar a infiltração envolve, em primeiro lugar,  desmontar a fachada  para realizar uma  investigação aprofundada das fontes de entrada de água. Uma vez identificado,  qualquer dano deve ser reparado antes de buscar soluções corretivas. Um  trabalho muito complicado com problemas adicionais,  tais como: dificuldades de acesso a certas partes da fachada uma vez concluídas as obras, solicitação de licenças, montagem de andaimes, ocupação de vias públicas, etc.

 

Além disso, se a obra for relativamente recente e o prédio ainda estiver na garantia, há a tarefa adicional de reformar as partes internas de quaisquer imóveis danificados pela água.

Um sistema válido tanto para obras novas como para restaurações

Uma das grandes vantagens do  sistema de fachada ventilada pode ser utilizado tanto em obras novas como em restaurações.  São muitos os edifícios antigos que viram os seus problemas de infiltração – em alguns casos muito graves – resolvidos com a instalação do nosso sistema de fachada ventilada sobre a fachada existente, após primeiro impermeabilizar a parede, o substrato e as aberturas.

 

Criamos com sucesso um  sistema de construção leve e fácil de instalar  que permite a instalação do revestimento externo, um  material extraordinariamente durável e  não poroso  disponível em uma variedade de acabamentos.

 

Para além de resolver os problemas relacionados com a infiltração, que em alguns casos podem tornar os imóveis inabitáveis, outra vantagem de restaurar um edifício com o nosso sistema de fachada ventilada é que o imóvel  aumenta imediatamente de valor , graças ao seu maior conforto e melhoria significativa da aparência geral. O retorno do investimento para o trabalho é, portanto, garantido.

 

Adequadamente instaladas,  as fachadas ventiladas  proporcionam uma  solução definitiva e permanente para a infiltração. Instalando Painéis, estas fachadas têm juntas muito estreitas entre os painéis, bem como uma câmara de ar adequada e ventilada, que funciona como uma barreira eficaz contra a água e os seus efeitos nocivos nas paredes e no interior dos edifícios.

 

Seu prédio precisa de impermeabilização de fachada? A fachada do seu prédio é a primeira coisa que os visitantes veem, mas também é uma das primeiras defesas do seu prédio contra a infiltração de água.

 

A impermeabilização de fachadas pode fazer parte do cronograma de manutenção da sua fachada. Ao fazer a manutenção do seu edifício, você pode detectar quaisquer defeitos antecipadamente para evitar reparos sérios ou uma substituição completa de sua fachada.

A infiltração de água pode causar sérios danos

A infiltração de água é muito mais grave do que alguns proprietários de edifícios imaginam. Quando a água penetra na fachada de um edifício, pode levar a rachaduras, mofo e bolor. Além de colocar em risco a saúde dos hóspedes com mofo, você pode colocar em risco a fachada e a integridade estrutural do seu edifício. A restauração de fachadas pode ajudar a reconstruir uma fachada danificada.

 

A impermeabilização de fachadas e a restauração de fachadas não precisam ser um processo doloroso. Ao restaurar a fachada do seu prédio, a empresa de reparos inspecionará o prédio, considerará os materiais e determinará quais técnicas melhor se adequar ao trabalho.

 

Fundada em 1990, a Kiir é a maior empresa de retrofit de fachadas e uma das maiores empresas de construção de fachadas e de vedação do País. Seu sucesso tem duas vertentes: a aplicação do Sistema Retrofit (patenteado), com resultados comprovados, e a longa experiência na recuperação de fachadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *