Neste artigo, discutiremos o painel composto de alumínio em detalhes. Vamos examiná-lo de vários aspectos, incluindo material, durabilidade e resistência. Portanto, se você quiser saber mais sobre as propriedades exclusivas dos painéis compostos de alumínio e dos materiais compostos de alumínio (ACM), continue lendo este pequeno guia.
O painel de alumínio-plástico é um dos materiais utilizados para a construção de fachadas e é feito de painéis de alumínio. Estes painéis são feitos sob a forma de painéis específicos, cujas dimensões são determinadas pelo projetista da fachada.
Com a introdução do modernismo na arquitetura, designers e profissionais de construção têm usado cada vez mais materiais complexos e inovadores. Por esta razão, os painéis de alumínio -plástico estão se tornando um material de fachada cada vez mais popular em todas as cidades alemãs.
O que é painel composto de alumínio?
O material pode ser utilizado em diversas edificações, como escritórios, shopping centers, centros de entretenimento e residências. Esses painéis adicionam uma estética espetacular a edifícios e paisagens urbanas. Se a parede externa for construída adequadamente com painéis compostos de alumínio, ela aumentará em durabilidade e resistência e será mais econômicol.
Os painéis compostos de alumínio foram fabricados pela primeira vez na Alemanha e são amplamente utilizados em fachadas de edifícios. Os painéis consistem em duas camadas de folha de alumínio e uma camada de material de polietileno. Uma camada de polietileno fica entre as duas camadas de alumínio e é o núcleo central. Painéis de alumínio-plástico estão disponíveis em várias cores para satisfazer os gostos dos clientes do mercado.
Componentes de acabamento do painel ACM
De um modo geral, a estrutura do painel composto de alumínio é a seguinte:
- Camada de verniz de poliéster
- Sistema de placas (folha de alumínio)
- Material adesivo
- Camada de polietileno
- Material adesivo
- Folha de alumínio
- Nano Tinta
- Camada resistente a arranhões
- Capa protetora
As vantagens do painel composto de alumínio
Vamos dar uma olhada nas vantagens deste painel e discutir se a resistência do painel composto de alumínio é suficiente e se o seu uso é a escolha certa.
Resistência às mudanças ambientais
Uma das principais vantagens dos painéis compostos de alumínio é sua capacidade de se adaptar às mudanças climáticas. Mesmo em ambientes úmidos, os painéis compostos de alumínio são resistentes à corrosão e ferrugem. Além disso, a luz solar não compromete sua durabilidade e qualidade. Nesse sentido, sua superfície é lisa e polida. Como resultado, eles refletem a luz solar e absorvem uma pequena quantidade de calor. Como o painel composto de alumínio é relativamente resistente ao calor, é adequado para uso em climas tropicais de alta temperatura. Uma camada de polietileno colocada no meio dos painéis compostos de alumínio atua como uma camada isolante, permitindo otimização e economia de energia. Além disso, as mudanças de cor nesta visualização são menos frequentes do que em outras visualizações.
Placa ACM muito leve
Os painéis compostos de alumínio são muito leves e não adicionam carga adicional ao edifício. Além disso, esses materiais são leves e fáceis de transportar e instalar. Reduzir o peso do edifício reduz as forças sísmicas na estrutura, portanto, o uso desses materiais em edifícios torna os edifícios mais resistentes a terremotos.
Isolamento acústico, isolamento térmico, resistência à umidade
Esses painéis atuam como barreiras acústicas e térmicas. A camada de polietileno embutida entre as duas camadas de alumínio não apenas protege contra o calor, mas também reduz o ruído. O próprio alumínio é resistente ao calor. Portanto, quando uma fachada feita desse material queima no fogo, ela não se deforma. Além disso, o alumínio é resistente à umidade e não corrói em ambientes úmidos e molhados.
Capacidade de deformação do painel composto de alumínio
O alumínio é flexível, o que significa que o material é ideal para operações como corte, conformação e perfuração. Painéis compostos de alumínio geralmente aparecem em fachadas de edifícios. Eles têm formas diferentes dependendo do tipo de fachada. Sua flexibilidade não tem limites. A alta flexibilidade desses materiais resulta em seu uso com materiais menos flexíveis.
Propriedades do Painel ACM
Leve e fácil de usar
O peso do painel composto de alumínio é de apenas 3,5-5,5 kg por metro quadrado. Isso pode reduzir as perdas em caso de terremoto (fique tranquilo). Ao mesmo tempo, é conveniente para transporte e instalação e reduz efetivamente o custo de construção.
Excelentes propriedades retardantes de chama
A camada intermediária do painel ACM é um material à prova de fogo: material plástico, e os outros dois lados são camadas de alumínio, que são extremamente difíceis de queimar.
Resistência ao impacto
O painel composto de alumínio tem alta resistência ao impacto, alta tenacidade e não danificará a superfície ao dobrar. Devido a esses benefícios, os danos causados por tempestades de poeira não ocorrem em áreas com tempestades de poeira severas.
Revestimento uniforme e cores diferentes
Após o processo de revestimento e a aplicação da tecnologia de filme, a adesão entre a tinta e o painel composto de alumínio é uniforme. Cores diferentes oferecem mais opções e mostram sua personalidade.
Fácil de limpar
A poluição do ar é inevitável nas cidades, portanto, as paredes dos edifícios precisam ser limpas após alguns anos. Devido às suas propriedades de autolimpeza, os painéis ACM só podem ser limpos com detergentes suaves e água.
Classificação de Materiais ACM
De acordo com a função dos painéis, podemos dividi-los em três tipos.
Painel composto de alumínio à prova de fogo
Ao usar materiais retardadores de chama, o desempenho de combustão do produto atinge a classificação de incêndio (B1) ou classificação não combustível (A). Ao mesmo tempo, outros serviços também atendem aos requisitos técnicos dos painéis ACM .
Placa antibacteriana e à prova de mofo ACM
Revestimentos antibacterianos e bactericidas são usados em placas de ACM, por isso têm a função de controlar a atividade microbiana e a reprodução e, finalmente, matar as bactérias.
Placa antiestática ACM
O painel ACM é feito de folha de alumínio com revestimento antiestático e a resistividade da superfície é inferior a 109, menor que a dos painéis ACM comuns. Isso significa que a eletricidade estática não é gerada facilmente e a poeira no ar dificilmente adere à superfície.
Então
Com todas essas explicações, os painéis compostos de alumínio parecem ser extremamente atrativos para quem procura um material de revestimento de construção bonito, moderno e resistente devido às suas inúmeras capacidades como isolamento, durabilidade e alta flexibilidade. Portanto, eles podem ser uma escolha muito ideal.
A Kiir é a maior empresa de retrofit de fachadas e uma das maiores empresas de construção de fachadas e de vedação do País.
Clique aqui e conheça mais sobre nossos serviços.