Obras de retrofit: qual a diferença para reforma e quando fazer?

Para podermos entender as diferenças entre uma reforma de prédio e um retrofit, precisamos entender exatamente o que cada um é, nesse artigo descreveremos o que é o retrofit para podermos entender a diferença de uma reforma normal e se precisamos dessa nova opção.

O que é Retrofit?

Retrofit é descrito como o procedimento de mudança de estruturas existentes, como edifícios residenciais, pontes e edifícios históricos para torná-los impermeáveis ​​​​à ação do tempo e outras situações e outros desastres naturais que incluem deslizamentos de terra, tsunamis, inundações, tempestades.

 

É o processo pelo qual adicionamos novos recursos a estruturas existentes, como patrimônios históricos, edifícios antigos e pontes, etc. O retrofit ajuda a reduzir a vulnerabilidade de danos a uma estrutura existente em caso de desastre natural e climas extremos

 

O retrofit dos membros estruturais é feito para que a estrutura do elemento de concreto deteriorado recupere sua resistência. Também ajuda a evitar maiores problemas em elementos de concreto.

 

A deficiência na resistência do elemento de concreto pode ser devido a erros de projeto ou mão de obra deficiente. Pode haver outra razão também para a deterioração, como a agressão de agentes nocivos.

Retrofit para estruturas

Uma vez que a técnica adequada de retrofitting seja implementada e especificada, a capacidade necessária para a estrutura pode ser recuperada e isso depende totalmente da gravidade dos danos causados.

 

Existem várias técnicas usadas no processo de retrofit, como colagem de placas externas, reboco, pós-tensionamento externo, alargamento de seção e compósitos poliméricos reforçados com fibra.

 

A necessidade de reforço e reparação de edifícios e obras de engenharia pode surgir uma vez que sejam quebrados de tal forma que não sejam apropriados para uso geral. Em tais casos.

 

A estrutura não pode permitir, com confiabilidade aceita, uma sequência adicional da mesma ação ou outras ações acidentais e, consequentemente, a chance de vidas, portanto, o risco de qualquer dano estrutural e de conteúdo seria inaceitável.

 

Uma mudança de fortalecimento que pode recuperar um nível suficiente de segurança e proteção contra tais ações é descrita como retrofitting.

Objetivo do Retrofit

Com o passar do tempo, muitos fatores ambientais afetam a estrutura. De todos esses fatores, o mais danoso é um terremoto que perturba a estrutura interna do edifício e, assim, gradualmente a construção começa a perder sua força e estabilidade. Como resultado, a estrutura torna-se insegura para uso futuro e pode causar grandes perdas.

 

O nível de deterioração causado à estrutura do elemento de concreto está ocorrendo em um ritmo alarmante. Foi confirmado que mesmo que todo o código de construção específico seja seguido, ainda há um alto risco de deterioração do elemento de concreto e corrosão da armadura.

 

A corrosão do aço é considerada uma das causas mais graves de deterioração do

elemento de concreto armado e pode criar fissuras ou reduzir a área efetiva da armadura, fragmentar o recobrimento do concreto e levar ao colapso.

 

Há uma variedade de casos quando se trata de danos. No caso de qualquer setor privado ou público, como qualquer escritório ou casa, se a estrutura estiver danificada em um nível extremo. Os Engenheiros Civis preferem demolir o edifício e reconstruí-lo. Mas no caso de edifícios importantes e patrimoniais, demoli-los não é uma opção. Agora, aqui vem o fenômeno do Retrofit:  tornar menos dispendioso e mais simples a execução de estruturas e pode aumentar a ventilação impotente, diminuir os problemas de umidade, melhorando assim toda a situação. 

 

Da mesma forma, pode expandir a versatilidade, a solidez e a flexibilidade da construção.

Importância do Retrofit

Atualmente, o retrofit está estendendo suas pernas no planeta fora de controle, como muitos dos projetos significativos registrados, públicos e privados ficam realmente velhos e se tornam fracos devido ao tempo. 

 

O retrofit é talvez a alternativa mais ideal para tornar uma estrutura deficiente existente protegida contra perigos futuros ou outros poderes naturais.

Retrofit é o ciclo de expansão de novos destaques para estruturas mais estabelecidas, estruturas legadas, vãos e assim por diante.

 

É a alteração dos projetos existentes para torná-los mais impermeáveis ​​à atividade sísmica, movimento do solo e desmoronamento do solo devido a tremores sísmicos ou outros cataclismos característicos, por exemplo, tornados, tufões e ventos de alta velocidade causados ​​por tempestades, queda de neve, granizo.

 

Alguns projetos são significativos considerando o significado público, social ou passado. A adaptação serve para aumentar a resistência, a resistividade.

Roteiro para Retrofit da Estrutura:

O objetivo básico por trás dos trabalhos de adaptação ou reparo é prolongar a vida útil, melhorar o desempenho da estrutura ou aumentar a capacidade de carga. A abordagem racional para qualquer trabalho de adaptação é considerar a causa principal da deterioração com os sintomas.

Somente o tratamento dos sintomas sem a devida compreensão da causa principal dos problemas não leva à identificação de defeitos camuflados sob o trabalho finalizado. Diz-se que o reparo do retrofit (retrabalho) deve ser evitado e, para isso, precisamos seguir os cuidados abaixo mencionados:

 

  • Elaboração de desenhos e especificações;
  • Avaliação da condição;
  • Seleção de materiais e métodos de reparo;
  • Determinação da principal causa por trás da deterioração;
  • Processo de execução;
  • Manutenção após a conclusão do trabalho de retrofit;
  • Medidas apropriadas de controle de qualidade;

Avaliação da Condição Estrutural

Os dois importantes métodos de retrofit realizados para melhorar as estruturas dos elementos de concreto são o reforço de componentes estruturais e os reparos de superfície.

 

No Reforço dos componentes estruturais é efetuado o alargamento e construção mista enquanto na Reparação de Superfícies é feito o desprendimento e desintegração com o trabalho de reparação de fissuras.

 

Aqui na Kiir você encontra tudo o que precisa saber para sua reforma predial, entre em contato conosco e saiba oque exatamente você precisa fazer para manter a fachada do seu prédio 100% nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *