Retrofit industrial: como esta técnica te ajuda a economizar

Temos a tendência a pensar que as mais recentes tecnologias são sempre as melhores. Mas, na maioria das vezes, estamos muito melhor usando nossas tecnologias atuais ou até mesmo confiáveis ​​e bem testadas. 

 

Em linhas de manufatura industrial, é comum que equipamentos com duas ou três décadas ainda estejam funcionando e produzindo.

Mas, com equipamentos tão antigos, existem problemas como:

 

  • Eles não têm o melhor desempenho de energia;
  • Eles não coletam informações ou dados suficientes da produção, condições operacionais ou condições do equipamento;
  • Envolva trabalho manual, como monitoramento manual, manutenção ou controle manual de operações periódicas.

Retrofit industrial: como esta técnica te ajuda a economizar

Para os proprietários de empresas, a substituição de equipamentos de fabricação mais antigos vem com um conjunto diferente de considerações. Equipamentos legados podem representar milhões em gastos de capital e anos de planejamento. Além disso, o investimento significativo na gestão da cadeia de suprimentos aumenta o investimento. 

 

Os custos para atualizar completamente uma linha de fabricação sempre superarão os benefícios de ter uma solução ideal com todos os sinos e assobios divulgando a tecnologia mais recente.

Obtendo as informações certas

Um grande problema é lidar com máquinas ligadas porque você não tem informações suficientes para fazer as perguntas certas.

 

Perguntas como:

 

  • Qual é o volume de produção da máquina, o tempo de inatividade e a eficiência geral do equipamento?;
  • Qual é o perfil de potência dessas máquinas e como elas podem ser otimizadas?;
  • Quanto é o seu tempo de inatividade de produção?;
  • Isso pode ser otimizado?

 

Então qual é a solução? A melhor resposta é adaptar as máquinas.

 

Retrofit significa aprimorar o equipamento existente com uma solução de IoT que melhora ou adiciona novos recursos, como monitoramento contínuo, análise de dados, detecção de produtos defeituosos ou manutenção preditiva. Preferencialmente, estas soluções devem ser não invasivas, para simplificar a implementação da solução e os processos de manutenção.

 

De acordo com um relatório, onde se analisou o uso de tecnologias da Internet das coisas  (IoT) de 3.000 tomadores de decisão, descobriu-se que as organizações estão adotando a IoT como parte de uma cultura mais ampla para permitir:

Monitoramento do fluxo de produção

O monitoramento do fluxo de produção é um processo fundamental na fabricação. A IoT pode oferecer suporte ao monitoramento do fluxo de produção usando sensores que fornecem informações em tempo real. Esses insights incluem o desempenho geral da máquina, bem como o monitoramento de componentes específicos da máquina.

 

Os sensores de IoT podem fornecer informações sobre os níveis de produção de máquinas individuais de forma automática e autônoma e podem até mesmo iniciar um pedido de novas peças, fazer uma chamada de serviço ou ajustar processos para mitigar danos nas máquinas ou desacelerações na produção.

Automação industrial

A automação industrial é onde o uso de sistemas de controle orientados por dados ajuda a reduzir a necessidade de ação humana para processos industriais ou máquinas.

 

A IoT cria sistemas eficazes, acessíveis e flexíveis para as necessidades dos clientes. Conectar equipamentos industriais à nuvem – e compartilhar dados em tempo real – pode impactar positivamente a eficiência, a produção e o tempo de atividade, além de ajudar a desenvolver máquinas de última geração.

Eficiência energética

A manufatura é um setor que consome muita energia. Sua participação é de cerca de 28% do uso de energia primária.

 

Quando você conhece as configurações precisas para otimizar as operações, poderá minimizar o uso de energia.

 

Ao mesmo tempo, simplesmente modernizando suas máquinas e equipamentos existentes, você está colocando em movimento a base para a sustentabilidade. Você pode usar a tecnologia de monitoramento de energia para garantir que suas metas de energia sejam alcançadas.

Monitoramento de Processos

Embora não mencionado no relatório, o Monitoramento de Processos é o processo de medição e visualização de parâmetros de um processo para melhorar sua qualidade e eficiência do processo.

 

Embora seja semelhante ao monitoramento do fluxo de produção, o Monitoramento de Processos tem um escopo mais amplo e é válido tanto no setor industrial quanto no setor não industrial, ou seja, produtos inovadores de IoT.

Como posso modernizar minhas máquinas?

Você decidiu que o retrofit com os padrões Industrial 4.0 é uma jogada inteligente para o futuro de sua fábrica. Aqui está uma lista de verificação para que você possa orçar as despesas de modernização.

 

Comece analisando seu sistema. Suas máquinas possuem PLCs que podem emitir os dados? Que tipo de protocolos de comunicação o equipamento utiliza? O mapeamento das variáveis ​​internas do PLC é conhecido ou dedutível?

 

Com base em seus requisitos, o objetivo aqui é adquirir dados sobre suas operações, processos e condições operacionais. Dependendo do sistema, você pode usar os sinais de máquina existentes que a máquina fornece ou pode conectar seus próprios sensores para adquirir os dados necessários. Além disso, a lógica de controle complexa pode ser desenvolvida obtendo a informação desejada a partir da união dos sinais adquiridos em ambas as vias.

 

Processe dados localmente usando técnicas e comunique com segurança o resumo de informações úteis para a nuvem. Dessa forma, você pode minimizar o tráfego e maximizar a qualidade dos dados. Armazene e visualize os dados em um serviço em nuvem que pode manter o histórico de produção, isso permite realizar análises de tendências e detectar eventos como mau funcionamento.

 

Infelizmente, a IoT é complicada e tem muitas partes móveis. Como você pode conectar os sensores às máquinas de maneira não invasiva? Como você envia e armazena os dados com segurança e como pode visualizar os dados e as informações em um painel claro para os técnicos ou usuários?

Retrofit: Caso de uso

Uma empresa que fabrica componentes automotivos, usa várias linhas de montagem automáticas para produzir injetores de combustível. Todas essas linhas possuem um módulo de teste que controla as etapas de montagem anteriores por meio de um teste de vazamento. Se o teste for bem-sucedido, o módulo de combustível prossegue ao longo da linha, caso contrário, é rejeitado. 

 

Antes de detectar um mau funcionamento na linha, ela produzirá muitos refugos falsos. Portanto, minimizar refugos falsos devido a danos no módulo era uma questão crítica.

 

A substituição de componentes desgastados requer várias horas de inatividade. Por isso, a empresa solicitou que se reduzissem os diagnósticos manuais, além de monitorar remotamente o status do módulo de teste para cada linha de montagem.

 

A solução

Foi fornecido à empresa um sistema industrial IoT local para monitoramento em tempo real é manutenção preditiva. Ele é construído usando uma unidade de controle de nível industrial conectada diretamente à nuvem por meio de um sistema otimizado, gerando uma imensa economia de tempo e dinheiro para a empresa, sem precisar de muito investimento.

 

A Kiir é a maior empresa de retrofit de fachadas e uma das maiores empresas de construção de fachadas e de vedação do País, acesse nosso site e saiba mais sobre nossa história e projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *