Fachada com brise: vantagens, modelos, aplicações e muito mais!

Em construções modernas, materiais benéficos aos usuários e ao meio ambiente são mais requisitados e admirados. Por isso, o brise em fachadas ganhou espaço no mercado e nas mais diversas obras – especialmente em regiões com boa iluminação natural.

Neste conteúdo, você entenderá o motivo da popularidade do brise em fachadas, incluindo suas vantagens, modelos, aplicações e muito mais!

Confira!

O que é o brise?

Derivado da palavra francesa brise-soleil, que significa quebra-sol, o brise leva esse nome justamente por suas funcionalidades. Eles são projetados para controlar os níveis de sol nas obras, bloqueando ou aproveitando a entrada de luz natural em certos ambientes internos – conforme a finalidade do projeto.

 

5 vantagens do brise em fachadas

Na prática, ao serem executados por profissionais e seguindo as necessidades do local, as fachadas em brise conseguem dispor de várias vantagens que vão desde os usuários até o aspecto visual e ambiental da obra. Dentre elas estão:

1.     Economia de energia

Com o aproveitamento da luz solar, os brises oferecem economia de energia. E, principalmente em regiões predominantemente tropicais e com espaçamento favorável, os retornos financeiros são gerados com facilidade.

2.     Privacidade

Para quem mora em condomínio, próximo dos vizinhos ou em ruas agitadas, é uma boa opção para preservar a privacidade. Afinal, eles permitem o bloqueio da visualização de quem está por fora da residência ou prédio.

3.     Design moderno

Visualmente, as fachadas em brise são extremamente belas e modernas. Transmitem a imagem de construção mais futurista e, ao mesmo tempo, minimalista.

4.     Conforto térmico

Como o brise é conhecido por “quebrar” o sol, ele aumenta o conforto térmico e atua na ventilação do ambiente. Assim, também é possível economizar com ar condicionado e desfrutar de arejamento em toda a área cercada pela fachada.

5.     Sustentabilidade

Os brises são sustentáveis não somente pela economia de energia, mas também pela formulação dos modelos em materiais vegetais que contribuem com o consumo da luz solar e evaporação da água. Além disso, sua manutenção dispensa pinturas e são menos poluentes ao meio ambiente.

 

Quais são os modelos e materiais usados?

Existem 4 principais modelos de fachadas em brise: horizontais, verticais, fixas e móveis. Os materiais usados geralmente são: concreto, madeira ou alumínio. A escolha ideal para uma obra varia conforme a necessidade e distribuição climática. Portanto, é indicado contar com equipes altamente qualificadas para análise e execução do projeto.

 

Em quais aplicações de fachadas o brise pode ser instalado?

Fachadas em brise são sucessos em obras residenciais e comerciais. Podemos incluir nessa lista: prédios comerciais e habitacionais, condomínios completos, casas, sobrados, entre outros.

Agora que você conheceu essa modalidade de fachadas, navegue mais pelo nosso Blog e descubra conteúdos novos e valiosos sobre construção civil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *